sexta-feira, maio 6, 2022

Como limpar talheres com bicarbonato de sódio

Rate this post

A prata é um metal valioso e dele são feitos inúmeros itens, desde belas joias até louças, estatuetas, porta-retratos e diversos detalhes decorativos. Ele vai manchar e escurecer com o tempo. A razão para isso é química pura: a prata reage com o sulfeto de hidrogênio no ar. Se você deseja que seus talheres permaneçam bonitos e brilhantes, você não tem escolha a não ser limpá-los regularmente. Na maioria das vezes, limpá-los com um pano não é suficiente.

Como limpar talheres com bicarbonato de sódio e papel alumínio

Esta é uma das maneiras mais fáceis de limpar prata com bicarbonato de sódio. Especialmente recomendado para remover a sujidade de talheres gravados difíceis de limpar. A combinação de bicarbonato de sódio e papel alumínio dissolve a camada escura de prata tingida e, por eletrólise, atrai as minúsculas partículas de sulfeto de prata que realmente tingem a prata.

Para fazer uma fórmula válida funcionar, siga estas etapas:

Forre a tigela com papel alumínio para revelar a camada fosca em vez da camada brilhante. Você também pode fazer isso na pia, se desejar.

Aqueça um pouco de água e, quando sentir que está quente, mas não fervendo, retire-a do fogão. Adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio a cada copo de água (cerca de 250 ml). Tenha cuidado para evitar respingos que podem queimá-lo.

Despeje a água contendo bicarbonato de sódio em um recipiente forrado com papel alumínio.

Coloque os itens de prata em uma tigela ou recipiente por 15 a 30 minutos.

Depois de retirar os itens da água, seque-os cuidadosamente com um pano macio e limpo.

Como limpar talheres com bicarbonato de sódio e vinagre

Mesmo que pareça impossível, vinagre e bicarbonato de sódio servirão se você tiver itens de prata de carvão. Você deve seguir estes passos:

Adicione vinagre branco ou vinagre de maçã a um copo. Em seguida, adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio.

Mexa a mistura com uma colher de pau.

Mergulhe a prata na mistura por cerca de 20 minutos, depois mergulhe.

Após retirar os pedaços da mistura, seque com um pano sem enxaguar.

Para itens volumosos, você pode mergulhar um pano limpo diretamente na mistura de vinagre e bicarbonato de sódio e usá-lo para limpar levemente a área escurecida.

Você sabia que o vinagre tem muitos usos em casa? Confira nosso artigo sobre como usar vinagre em casa para saber mais sobre todas as coisas que você pode fazer com vinagre em casa.

Como limpar talheres usando apenas bicarbonato de sódio

Fazer uma pasta de bicarbonato de sódio para limpar talheres é um remédio eficaz, especialmente ao limpar itens pequenos como anéis, brincos ou outras joias, mas também para manchas localizadas e especialmente difíceis. Por favor, siga os passos abaixo:

Misture um pouco de água com bicarbonato de sódio. A mistura deve ser 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio mais 1 colher de sopa de água.

Mexa até que a mistura fique maleável e a consistência não fique muito líquida, então você pode aplicá-la em objetos de prata com a ajuda de um pano.

Isso é feito para cobrir todo o bloco. Deixe descansar por alguns minutos e remova-o com um pano limpo.

Se você achar que a mancha é teimosa, aplique um pouco mais de bicarbonato de sódio na mancha e repita o processo. Deixe-o funcionar e limpe-o após 20 minutos.

Como limpar talheres com bicarbonato de sódio e sabão

Você pode criar uma poderosa solução de limpeza de prata combinando bicarbonato de sódio e sabão. Siga estes passos para impressionar seus convidados com talheres impecáveis:

Coloque água morna e uma pequena quantidade de detergente em uma tigela ou pia.

Mergulhe os talheres a serem limpos por 10 a 20 minutos.

Remova o item e limpe com uma esponja macia (sem arranhões).

Além disso, em um recipiente separado, coloque um pouco da mesma água com sabão e adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Remova os flocos de prata da água com sabão e seque.

Em seguida, umedeça um pano com uma mistura de água e bicarbonato de sódio e verifique cada item. Você os verá brilhar em poucos minutos.

Como limpar talheres com bicarbonato de sódio e limão

Mesmo a prata mais preta pode ser limpa com esta combinação, atingindo até os sulcos mais difíceis que a prata gravada pode ter. Siga estas etapas para restaurar o brilho de seus talheres:

Coloque água quente e bicarbonato de sódio em um recipiente forrado de papel alumínio, algumas colheres de sopa servirão, mas desta vez também adicione o suco de meio limão.

Mergulhe os itens de prata em água por 30 minutos, depois remova a prata e deixe apenas a superfície secar.

Em seguida, aplique o suco de limão diretamente nas áreas mais sujas e difíceis. Você os verá verdes, o que é normal devido a uma reação química.

Após alguns minutos, mergulhe os pedaços novamente no bicarbonato de sódio por alguns segundos, enxágue com água morna (debaixo da torneira) e seque com cuidado.

Como limpar talheres com bicarbonato de sódio e sal

Esta combinação é também uma das soluções mais eficazes para a limpeza de depósitos de prata, que não são fáceis de remover porque o sal potencializa a ação do bicarbonato.

Para fazer isso, basta seguir o mesmo processo de colocar água e bicarbonato de sódio em um recipiente de alumínio ou cobrir com papel alumínio, mas adicionar uma colher de sal a mais. Se os talheres ficarem sujos e pretos, mergulhe-os nessa mistura forte por cerca de 1 hora.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

0FãsCurtir
3,295SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles