Apaixonados por futebol, peguem seus cadernos para anotar a lista dos melhores goleiros do mundo que sempre serão lembrados por suas defesas em lances incríveis.

Essas verdadeiras lendas no gol foram e ainda são temidas por qualquer atacante que, na sede de balanças as redes, depara-se com essas figuras que, parecem aumentar de tamanho dentro das traves.

Em 1987, a FIFA, órgão supremo do futebol internacional, começou a premiar e reconhecer o desempenho desses jogadores dentro de campo e, ainda fez mais ao destacar os melhores goleiros do século XX e século XXI.

A lista que citamos aqui é baseada nesses prêmios e, por isso, não estamos sendo clubistas ao afirmar que todos os nomes abaixo são reconhecidos mundialmente pela qualidade e maestria de fechar o gol contra seus oponentes.

Gianluigi Buffon

Gianluigi Buffon

Ainda hoje, o veterano assombra os atacantes com sua forte presença dentro das traves.

Atualmente, jogando pelo Paris Saint Germain, o primeiro nome de nossa lista faz companhia aos ícones do futebol mundial como Lionel Messi, atual melhor jogador de futebol do mundo, dono de seis bolas de ouro da FIFA e o nosso querido Neymar Junior, estrela e camisa 10 da nossa seleção brasileira.

A história do clássico goleiro italiano começou no Parma, um clube pequeno da liga italiana, mas, o jogador destacou-se onde jogou e chegou a fazer parte como titular da seleção campeã da Itália, em 2006.

Eleito pela FIFA por cinco vezes como o melhor goleiro do mundo e segundo lugar em outras seis oportunidades, essa montanha ainda levou o caneco de melhor goleiro da década de 2000 até 2010, período em que foi consagrado com o título da Copa do Mundo.

Iker Casillas

Iker Casillas

Dispensa apresentações desse eterno goleiro espanhol que fez sua carreira em um dos mais relevantes times de futebol do mundo, Real Madrid.

Hoje em dia, veterano, atua no Porto, mas ainda mantendo seu alto nível, com grandes defesas como as diversas que fez nos Galáticos da liga espanhola.

Está em segundo lugar de nossa lista, pois ganhou, assim como Buffon, cinco vezes a premiação de melhor goleiro do mundo pela FIFA, mas ficou “apenas” duas vezes com a medalha de prata.

E a FIFA o elegeu como segundo melhor lugar da década de 2000, atrás apenas do italiano, mas, estamos falando de altos níveis de goleiros e, ficar em segundo lugar em uma carreira tão difícil é quase impossível para pessoas comuns.

Manuel Neuer

Manuel Neuer

Capitão alemão e do maior time da Alemanha, Bayern de Munique, é famoso por defender diversos pênaltis importantes, deixando na mão até mesmo nomes como Cristiano Ronaldo e Messi que já pararam em suas defesas diversas vezes pela Champions League.

Começou sua carreira no tímido Schalke 04, mas quem nasceu para brilhar sabe onde quer chegar e, essa muralha levou a Alemanha ao título em 2014, trazendo más recordações para os anfitriões da Copa do Mundo brasileiros.

Ganhou também, quatro vezes o prêmio de melhor goleiro do mundo e ficou em segundo lugar por duas vezes também.

Talvez o resultado fosse diferente de 7×1 se esse goleiro estivesse no gol do Brasil ao invés de estar no da Alemanha.

Oliver Kahn

Oliver Kahn

Falando em lenda alemã, devemos, obrigatoriamente, citar esse goleiro que, hoje com 49 anos, foi um dos maiores defensores do gol alemão durante muitos anos.

A FIFA o reconheceu durante três anos seguidos como o melhor goleiro do mundo e uma vez como segundo lugar.

Felizmente, a seleção brasileira que enfrentou em 2002 era a de Ronaldo Fenômeno, pois, outro atacante não conseguiria superar essa muralha duas vezes na final de um Copa do Mundo.

Lev Yashin

Lev Yashin

O falecido goleiro do Dínamo de Moscou teve uma longa carreira de 22 anos e, seu empenho e defesas incríveis fizeram com que a FIFA o elegesse como o melhor goleiro do século XX.

Gordon Banks

Gordon Banks

O segundo lugar entre os melhores goleiros do mundo no século XX é reservado para Gordon Banks, hoje também falecido, mas que fez história na seleção inglesa durante os anos 1963 e 1972, fechando o gol contra ilustres como Pelé e Maradona.

Chilavert

Chilavert

Torcedores são paulinos já ouviram falar muito do goleiro que inspirou o maior ídolo tricolor, Rogério Ceni, ao bater faltas incríveis.

Além de ocupar a sexta posição entre os melhores goleiros do século XX, José Luis Chilavert foi eleito três vezes como o melhor jogador do mundo. Sim, melhor jogador, e não melhor goleiro somente.

Dida

Dida

Um país que tanto ama o futebol não poderia deixar de estar presente nessa lista, afinal, Dida ficou em segundo lugar, em 2005, como melhor goleiro do mundo e ocupou a sexta posição de melhores goleiros do mundo do século XXI.

Jogou em diversos clubes como Cruzeiro, Corinthians e Grêmio, mas o que o levou a vestir a camisa 1 da seleção brasileira foram suas brilhantes defesas de pênaltis pelo Milan, clube italiano de destaque internacional.

Categorizado em: