As duplas sertanejas sempre estiveram presentes no mundo da música, embalando com suas canções muitos momentos especiais vividos por todos nós. Desde os tempos antigos, as duplas são a formação que mais deu certo nesse ramo, e são elas as que mais conquistam o coração e os ouvidos do povo brasileiro. Neste artigo iremos relembrar as melhores duplas sertanejas de todos os tempos, e com certeza você irá se lembrar de algumas delas e das canções marcantes que elas deixaram na história musical brasileira.

Melhores duplas sertanejas de todos os tempos

Os resultados e ordem nesta lista levam em conta fatores como valor histórico, influência, permanência e representatividade ao longo de suas carreiras, e você irá amar relembrar algumas delas.

1. Tião Carreiro e Pardinho

tiao carreiro e pardinho

Esta é, sem dúvida, a dupla sertaneja mais emblemática e lendária da história do sertanejo no Brasil. Mais do que meros cantores, Tião Carreiro foi um dos precursores da viola, o Pelé dos violeiros. Sua ligação e entrosamento impecável com Pardinho, seu parceiro, fez com que a dupla se tornasse uma lenda. Entre os clássicos mais famosos da dupla estão Rei do Gado, Rio de Lágrimas e Pagode em Brasília.

2. Tonico e Tinoco

Tonico e Tinoco

Não há como falar de música sertaneja raiz sem citar esta dupla. Com 64 anos de carreira, Tonico e Tinoco foi eleita uma das duplas mais importantes da história da música brasileira. Em todos os anos de sucesso, a dupla alcançou a marca de 50 milhões de discos vendidos, e chegaram, inclusive, a protagonizar filmes e comandar programas de televisão, como o “Na Beira da Tuia”. Em homenagem à dupla que deixou sua marca na história,  a TV Cultura reservou um episódio especial no programa Ensaio, lançado em DVD, com cenas que relembraram a vida e a carreira dos dois irmãos. Suas canções mais conhecidas são Chico Mineiro, Cana Verde e Baile na Roça.

3. Milionário e José Rico

Milionario e Jose Rico 1

É impossível não ter ouvido falar dessa dupla em algum momento de sua  vida. Milionário e José Rico fizeram história no sertanejo, e mesmo os que não são fãs do estilo musical certamente já ouviram alguns de seus sucessos tocando por aí. Inclusive, eles foram a dupla sertaneja a estrelar um filme de Nelson Pereira dos Santos, membro da Academia Brasileira de Letras, o longa-metragem Estrada da Vida (1979), que conta a trajetória emocionante da dupla até alcançar o auge da fama. 

4. João Mineiro e Marciano

Joao Mineiro e Marciano

A dupla foi formada nos anos 70 e alcançou seu ápice na década de 80, com a canção Romaria e No Mesmo Lugar. Ambos infelizmente já faleceram, mas suas canções permanecem até os dias de hoje, pois sua contribuição para o sertanejo raiz foi inesquecível e muito valiosa. Afinal, eu aposto que você também já se pegou em algum momento cantando os versos de Ainda Ontem Chorei de saudade, certo?!

5. Pena Branca e Xavantinho

pena branca xavantinho

A dupla s tornou referência quando o assunto é sertanejo raiz e foi admirada por grandes nomes da MPB, como Chico Buarque e Milton Nascimento. Pena Branca e Xavantinho também se destacaram por valorizar o folclore brasileiro em suas composições, que tinham sempre uma mensagem valiosa e positiva a ser transmitida para o público.

6. Léo Canhoto e Robertinho 

leo canhoto e robertinho

A dupla se destacou por sua estética moderna e a frente de seu tempo. Os amigos Léo Canhoto e Robertinho incorporavam batidas de rock às músicas sertanejas, com o uso de baixo, guitarra e bateria nas gravações e shows ao vivo. Sempre usavam óculos escuros e cabelos longos, algo que fazia com que a dupla chamasse a atenção e se tornou sua marca registrada. A dupla inclusive gravou um disco onde interpretavam radionovelas de faroeste, uma proposta divertida e de muita qualidade, fazendo com que grandes personagens como Lobo Negro, Amazonas Kids, Pedro Querosene se tornassem imortais. Fizeram também o filme “Chumbo Quente” no ano de 1977, um longa cheio de beleza e marcas fortes da cultura brasileira.

7. Chitãozinho e Xororó

Chitaozinho e Xororo

Formada pelos irmãos José Lima Sobrinho e Durval de Lima, nascidos no interior do Paraná, a dupla Chitãozinho e Xororó vendeu mais de 37 milhões de discos e ganharam o Grammy Latino quatro vezes.

Uma dupla mais atual e que faz sucesso até os dias de hoje, dão voz ao hino que une todas as tribos e grupos musicais do Brasil: Evidências. Todo brasileiro já ouviu e, provavelmente, sabe cantar essa música emblemática que é a cara dessa dupla. Essa é uma das maiores músicas do sertanejo e uma das mais tocadas nas rádios e lares de todo o Brasil. Chitãozinho e Xororó se consagraram como ícones do sertanejo e a música faz parte da família, se estendendo aos filhos Sandy & Junior.

O que acharam dessas duplas que fizeram nome e se tornaram as melhores duplas sertanejas de todos os tempos? Comente com a gente qual delas você já ouviu falar e quais você ainda não conhecia.

Acesse o Vizive e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos famosos.

Categorizado em: